Entre os temas abordados no encontro estão os seguintes: “A poesia de língua portuguesa na era da globalização”, sobre a repercussão das literaturas escritas no nosso idioma na nova ordem internacional; “O diálogo literário entre Brasil e Portugal”, e “A poesia contemporânea de língua portuguesa em países africanos”. O evento, que tem a curadoria dos poetas brasileiros Virna Teixeira e Claudio Daniel, contará também com recitais, performances, lançamentos de livros e revistas de editoras brasileiras e portuguesas.
Programação
Data: 5 a 7 de maio de 2010
Apoio: Embaixada do Brasil em Portugal, Casa Fernando Pessoa
Curadoria: Virna Teixeira e Claudio Daniel
Local: Casa Fernando Pessoa
Dia 5 de maio:
19h Abertura – O diálogo literário entre Brasil e Portugal, com Horácio Costa (Brasil), Casimiro de Brito (Portugal) e Claudio Daniel (Brasil). Moderadora: Virna Teixeira
20h Recital – Ana Marques Gastão (Portugal), Simone Homem de Mello (Brasil), Horácio Costa (Brasil), Nuno Júdice (Portugal), Jorge Velhote (Portugal).
21h Apresentação do livro Amo Agora e da plaquete Amor Cego & outros poemas de amor, de Casimiro de Brito.
Exposição de revistas literárias e livros de poesia de língua portuguesa.
Dia 6 de maio:
19h Debate – A poesia contemporânea de língua portuguesa na África, com Jorge Arrimar (Angola), Jorge Viegas (Moçambique) e Delmar Maia Gonçalves (Moçambique). Moderador: Claudio Daniel (Brasil).
20h Recital - com Jorge Arrimar (Angola), Catarina Nunes de Almeida (Portugal), Jorge Viegas (Moçambique), Aurelino Costa (Portugal), Delmar Maia Gonçalves (Moçambique), Jorge Melícias (Portugal)
21h Apresentação do livro Escrito em Osso, do poeta Claudio Daniel, publicado pela editora Cosmorama.
Video-corpo-poema, Com Eduardo Jorge (Brasil).
Dia 7 de maio:
19h Debate – A poesia de língua portuguesa na era da globalização. Com João Miguel Henriques (Portugal) e Virna Teixeira (Brasil). Moderador: Eduardo Jorge (Brasil)
20h Recital - Eduardo Jorge (Brasil), João Miguel Henriques (Portugal), Ruy Ventura (Portugal), Virna Teixeira (Brasil).
21h Apresentação do livro Ravenalas, de Horácio Costa (editora Demônio Negro)
Apresentação da plaquete “Entulho”, de João Miguel Henriques, pela Arqueria Editorial
Amigos poetas blogueiros, parabéns por utilizarem a internet como forma de dividir com o mundo o seu pensar, o seu compreender, desempenhando a missão do poeta que é se afirmar como ser humano, sobretudo perante si mesmo, captar os arquétipos coletivos de sua época e princípios universais, permitindo após compreender-se ou não compreender-se, que pela sua obra os da sua época tenham referência alternativa para fazer a leitura do mundo e as gerações posteriores entenderem a própria história da humanidade. Tudo temperado pelo sonho, pela sensibilidade e pela utopia. PASSOU A ÉPOCA DE ESCREVERMOS E GUARDAR NA GAVETA NOSSAS CRIAÇÕES DEPOIS DOS MAIS PRÓXIMOS FINGIREM TER LIDO PARA NOS AGRADAR. Através do meu blog quero aprensentar-lhes a video-poesia, que usa várias linguagens de uma só feita, a serviço do texto. Se gostar divulgue e compartilhe com os seus contatos. Acessar em:
ResponderEliminarwww.valdecyalves.blogspot.com